Entrevista com o diretor da CAGECE em Mombaça

A direção do site Mombaça Online esteve na tarde de sexta, 05 de maio de 2017 com Raulino, diretor da CAGECE na cidade de Mombaça. Estivemos procurando informações e possíveis esclarecimentos para os mombacenses. Em entrevista, foram dadas informações sobre o abastecimento local, novas soluções, e também ALERTA para toda a população.
Um dos assuntos pautados na entrevista foi saber como está funcionando o sistema de abastecimento aqui em nosso município, as informações passadas como resposta foi que atualmente contamos com um grande poço, chamado de poço ‘Jacó’ que fica ao lado da ETA, atualmente são 23 poços bombeando água para toda a cidade. Esse abastecimento é feito por forma de manobras, sendo dividido por localidades, chegando água em algumas e outros dias em outras. Sendo o limite de 5 dias por cada região, foi explicado ao site que por conta de manutenções cotidianas, problemas em motores entre outros problemas enfrentados, chega a ter um demora esticando o prazo de abastecimento para mais dias. Atualmente nosso município precisa de uma vazão de 120mil litros por hora e estamos contando hoje com apenas 80mil litros por hora, sendo que mês passado tivemos uma vazão bem menor, com apenas 60mil por hora. A situação é preocupante.
Dos cinco poços cavados no açude Serafim Dias, somente três estão funcionando e os outros dois secaram totalmente, tendo inclusive que tirar os motores e os equipamentos por não ter mais funcionalidade.
Para o ânimo da população, foram dadas as informações de que a partir de hoje dia 8 de maio, segunda feira, estarão sendo cavados mais 30 poços na cidade de Mombaça, algumas vilas e Zona Rural.
A iniciativa tem como objetivo tentar sanar o problema da falta de abastecimento por muitos dias e em alguns locais de difícil acesso.

Com todo o problema que enfrentamos hoje, não só aqui no nosso município, mas em grande parte do estado, precisamos se conscientizar que é um problema de todos e que nosso papel hoje é tentar fazer uso proveitoso e consciente dessa aguá que ainda dispomos. Pois daqui a algum tempo e não muito tempo que foi nos passado, se não chover a tendência e piorar esse abastecimento, ficando assim cada vez mais complicado.
Ressaltando que dito por Raulino, só teremos água para daqui a no máximo 5 meses, se não chover!
Sendo assim necessária uma adutora de alguma outra cidade vizinha para o nosso município que hoje tem 0,0% de volume do seu açude.
O mesmo também nos falou que contam com o apoio da Prefeitura em seguintes situações: quando precisam de máquinas, e que a mesma sempre dispõe para ajudá-los em seu trabalho.
E se você tem denúncias de fraudes ou pessoas que estejam usando abusivamente de água, vá até a CAGECE e denuncie, pois é muito importante para ajudar no trabalho dos mesmos.
Lembrando também que para as pessoas que pediram esclarecimentos sobre a conta cobrada mensalmente, temos resposta de que essa taxa é cobrada pelo serviço que a CAGECE oferece, uma taxa de serviço fixa e que incluída com o seu uso mensal gera a conta que chega a sua casa. Se não tem consumo, essa taxa é cobrada apenas pelo serviço da CAGECE.

Nós do site Mombaça Online agradecemos a recepção e a entrevista nos concebida pela equipe e ao diretor Raulino, pelos esclarecimentos.

A CAGECE de Mombaça está situada à Rua Antônio Pedro Benevides , 268
Telefone: (88) 3583-1329
0800 275 0195

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *