Categorias

Fotos & Eventos (33) Futebol (12) Humor (6) Internacional (25) Mombaça (421) Nacional (142) Polícia (319) Política (54) Regional (371) Tecnologia (23)

domingo, 30 de julho de 2017

A causa da paralisação massiva na Internet do Ceará

Segundo informações apuradas pelo Site, devido as operações da Enel contra o uso ilegal ou irregular de postes na capital cearense, operação que já é notícia a algum tempo nas mídias, diversas operadoras que faziam uso do compartilhamento de infraestrutura de postes pertencentes a concessionária de energia de forma ilegal ou irregular estão sendo penalizadas com retiradas de cabos.

Foi então a vez de afetar o consórcio BWM, formado pelas empresas BrisaNET, Wirelink e Mob Telecom, consórcio que detém a concessão de um par de fibras no CDC - Cinturão Digital do Ceará. As informações dão conta de que foram removidos dois cabos de locais diferentes, que interconectam o backbone do consórcio na Praia do Futuro ao CDC - Cinturão Digital do Ceará, não se sabe ao certo, mas as informações sugerem que o consórcio mantinha estes cabos de forma irregular ou ilegal, e a Enel ao fiscalizar veio a fazer a retirada dos mesmos, causando um duplo rompimento na abordagem.

Vale lembrar que diversas notícias e notificações da Enel avisavam o início das fiscalizações, e pediam para todas as operadoras que regularizassem os cabos e identificassem os mesmos, pois, todos seriam fiscalizados.

A fiscalização rompeu duplamente a abordagem da BWM ao CDC - Cinturão Digital do Ceará, vindo a deixar boa parte dos provedores cearenses sem Internet, e consequentemente, milhares de usuários e empresas, durante toda a tarde de sexta-feira 28 de julho de 2017.


O CDC - Cinturão Digital do Ceará é um backbone pertencente ao governo do estado e administrado pela ETICE, hoje boa parte dos provedores regionais fazem uso do CDC como rede de transporte de dados, os provedores cearenses que não possuem outras redes para backup foram os mais prejudicados, chegando a ficar totalmente off-line por mais de 4 horas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário