Mais 189 trabalhadores ruais de Boa Viagem, no Sertão de Canindé, receberão títulos da terra no Interior do Ceará. Segundo o Governo do Estado a solenidade de entrega será realizada na manhã desta quinta-feira (4) no Núcleo de Arte e Cultura (NAEC) deste Município. O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e do superintendente do Instituto do Desenvolvimento do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta participarão do evento.

De acordo com o último balanço do Idace, este ano foram entregues 9.475 títulos de propriedade rural e a previsão para 2018 é de que outros 18 mil agricultores sejam atendidos com a regularização da terra. As próximas entregas, ainda no mês de janeiro, acontecem em Novo OrienteQuiterianópolisParambuCruzCrateúsTamboril e Aiuaba.

Ainda conforme o Idace, o Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil da Presidência da República.

Segundo a Diretoria Técnica e de Operações (DITEO/Idace), o Ceará dispõe de uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares. A previsão é de que sejam cadastrados 260.846 imóveis, emitidos 182 mil títulos e que sejam beneficiadas 209.300 famílias.
Iniciado em 2007, o programa de regularização da terra tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *