A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou a confirmação do primeiro caso de malária na Região Sul, no município de Juazeiro do Norte sendo, a vítima, uma mulher de 20 anos.

Conforme a Prefeitura de Juazeiro, a doença teria sido contraída quando a mulher morava em Manaus, no Amazonas, há cerca de quatro anos sendo, portanto, reincidente com relação à doença. Ela passou a morar em Juazeiro do Norte em janeiro deste ano. A Secretaria de Saúde também informou que está dando toda assistência com medicamentos e profissionais do serviço de infectologia para que a paciente continue o tratamento em casa.

O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde está preparando uma força-tarefa para realizar um bloqueio químico na área onde vive a paciente ainda durante esta semana. Além disso, a secretaria vai fazer aplicações de fumacê no bairro para evitar que outros moradores sejam contaminados pela doença.

A medida é feita por precaução, já que a Região do Cariri não tem as condições propícias para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença e, portanto, não oferece riscos à população, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *