A taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro ficou em 12,2%, um aumento de 0,4 ponto porcentual em relação ao último trimestre de 2017, que terminou em 11,8%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (28) através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, o total de desempregados ficou em 12,7 milhões de pessoas.

Segundo especialistas, o leve aumento de janeiro não deve ser encarado como um motivo de preocupação, pois o resultado já era esperado. Economistas afirmam que todo o início do ano há uma sazonalidade de aumento de procura por trabalho, que tende a pressionar o desemprego, ainda que a recuperação da economia favoreça a oferta de vagas.

Além disso, normalmente nesta época há a demissão de funcionários temporários que foram contratados para o Natal, principalmente no comércio. Portanto, a elevação na desocupação no começo do ano tende a ser pontual e não significa piora na situação do emprego.

A renda do brasileiro

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.169 no trimestre encerrado em janeiro. O resultado representa alta de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 193,8 bilhões no trimestre até janeiro, alta de 3,6% ante igual período do ano anterior.

Fonte: Ceará News7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *