Ceará vai receber Centro de Inteligência da Polícia Federal, diz ministro Raul Jungmann

Ceará vai receber o Centro Regional de Inteligência da Polícia Federal, segundo anunciou nesta quarta-feira (7) o ministro da Segurança, Raul Jungmann. O objetivo do centro é investigar e combater atuação de facções criminosas no Nordeste.

“Essa é uma reivindicação do Estado do Ceará pelas dificuldades e problemas que vem enfrentando”, afirmou o ministro. O anúncio foi feito em Brasília ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

A instalação de um centro de serviço de Inteligência da PF foi a pauta principal dos encontros do governadores do Nordeste ocorrido nesta terça-feira (6), em Teresina, capital do Piauí.

Os governadores foram unânimes na escolha do Ceará como sede do Centro devido à posição geográfica do estado, que fica no centro da região.

“Parabéns ao povo do Ceará que, de fato, vai contar com uma ferramenta extremamente importante, vai reunir todos os órgãos de inteligência no combate ao crime organizado”, concluiu o ministro.

Atuação de facções no Ceará

A instalação de forças de Inteligência da Polícia Federal é um pedido de governadores do Nordeste devido ao crescimento da atuação de facções criminosas na região. No Ceará, a violência do crime organizado ficou evidenciada principalmente em dois casos de assassinato em massa.

Em um deles, a chacina de Cajazeiras, a maior matança já registrada no estado, um bando armado invadiu uma festa e atirou contra várias pessoas, matando 14. Os criminosos tinham objetivo de matar rivais que supostamente estariam na festa.

Em outro caso, em Itapajé, 10 presos foram assassinados durante um confronto entre membros de facções rivais detidos na cadeia municipal.

Um caso semelhante ocorreu nesta quarta-feira em Pentecoste. Duas pessoas morreram e onze ficaram feridas, duas delas em estado grave, durante uma briga entre membros de grupos rivais.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *