Categorias

Fotos & Eventos (41) Futebol (20) Humor (6) Internacional (41) Mombaça (706) Nacional (329) Polícia (566) Política (98) Regional (749) Tecnologia (28)

Breaking News

Comercial Valéria

sábado, 10 de março de 2018

Funceme explica que chuvas devem voltar a ocorrer no Ceará até o fim de março

Março tem surpreendido a população cearense pelas poucas precipitações registradas nos primeiros nove dias do mês. Ao todo, foram contabilizados somente 36,4 milímetros, enquanto que o esperado para o mês inteiro são 203,4 mm.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),  “essa pouca atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve ser temporária e deve voltar a proporcionar chuvas, principalmente mais para o fim do mês”.

A ZCIT é formada por um aglomerado de nuvens que se movimentam no sentido norte-sul na faixa equatorial da terra. Essas nuvens caracterizam-se pelo transporte de calor da superfície (baixos níveis) para a alta troposfera e depois para as latitudes médias. A zona de convergência faz com que o ar quente e úmido suba, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera, ocorrendo a formação de nuvens e, consequentemente, chuvas.

“Esse mês tem sido mais fraco, houve uma redução das chuvas como um todo no Estado. Isso se deveu a um período momentâneo em que a Zona de Convergência Intertropical se afastou um pouco da nossa costa, mas já retornou. Só que a atividade convectiva, ou seja, a capacidade de formar nuvem de chuvas diminuiu bastante”, explica o meteorologista Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.



Fonte: Quixeramobim Agora



Nenhum comentário:

Postar um comentário