Categorias

Fotos & Eventos (41) Futebol (22) Humor (6) Internacional (46) Mombaça (764) Nacional (380) Polícia (625) Política (117) Regional (834) Tecnologia (31)

Breaking News

Comercial Valéria

segunda-feira, 5 de março de 2018

Grande Patativa do Assaré, completaria 109 anos nesta segunda

Neste  5 de março, Patativa do Assaré completaria 109 anos de vida. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil, além de compositor, cantor e repentista, trazendo uma linguagem simples, porém poética, que retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Destacou-se em nível nacional com a música "Triste Partida", no ano de 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Patativa, ainda em vida, teve alguns de seus livros, traduzidos para vários idiomas, sendo tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

 Patrimônio, Memória e Turismo Cultural

Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chega a sua 14ª Edição trazendo Contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição "Casa de Gino", Feira de Artesanato e Gastronomia, Exibição do Filme Patativa do Assaré, de Rosemberg Cariry, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.




Fonte: Portal de Noticia CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário