Mais de 375 mil eleitores cearenses tem título de eleitor cancelado!

São mais de 375 mil eleitores cearenses com inscrições canceladas junto à Justiça Eleitoral por ausência em três votações consecutivas sem a justifica formal ou em revisões obrigatórias, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) referentes ao dia 15 de março. O número exato é de 375.764 títulos, que deve subir até a contabilização geral. Os eleitores com pendências precisam regularizar a situação junto ao TRE-CE até 9 de maio, prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral para o pleito de 2018.
Apenas de ausência em revisões obrigatórias, são, até o momento, 218.041 eleitores impossibilitados de votar em outubro. No topo da lista está o município de Icó, com 9.643 pendências, seguido por Maranguape (9.589), Pacatuba (9.068), e Morada Nova (9.010). Na casa dos oito mil cancelamentos ainda aparecem Aracati e Quixadá. As cidades de Jati e Penaforte estão na outra ponta, com dez e nove casos, respectivamente, e Granjeiro encerra o levantamento, com seis pendências. No total, 123 dos 184 municípios cearenses têm eleitores com limitações impostas pela Justiça Eleitoral.
O processo de regularização é permanente, com atualização diária nas estatísticas da Justiça Eleitoral. Mesmo com o fim do período de revisão biométrica nos municípios, os dados são incluídos na relação em intervalo médio de dois meses, quando o trâmite legal é cumprido.
Sem preocupação

Aurora, Icó e Jaguaribe, por exemplo, tiveram o prazo encerrado em 31 de janeiro deste ano e já constam na listagem. Entretanto, as cidades do último ciclo, finalizado em 28 de fevereiro, como Boa Viagem, Madalena e Paracuru, ainda não aparecem no resumo geral porque estão em fase de homologação.
O único município que permanece com recolhimento de dados biométricos é Caucaia. O prazo de 28 de fevereiro foi prorrogado para 23 de março. “O pico máximo de inscrições eleitorais canceladas será provavelmente por volta da primeira quinzena de abril”, projeta Lorena Belo, coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral.
A soma total de títulos cancelados no Ceará inclui as circunstâncias de ausência em três eleições subsequentes: 157.723. Os três maiores colégios eleitorais do Estado, Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte, estão entre os primeiros, com 63.273, 5.624 e 2.789 títulos com impedimento, respectivamente.
O número de inscrições canceladas, porém, não causa preocupação, de acordo com o TRE-CE, tendo por base o universo de 6,3 milhões de eleitores nos 184 municípios do Estado. “Consideramos que os percentuais de efetivo comparecimento em cada município submetido à revisão biométrica foram bastante razoáveis, na grande maioria, superiores a 80% do eleitorado local”, destaca Lorena Belo.

Fonte: Iguatu.Net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *