Mombaça terá campus avançado da Uece a partir de julho

Mombaça, terá um campus avançado da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Inicialmente serão ofertadas 30 vagas para o curso de licenciatura em Computação e outras 30 para o curso de Audiovisual. A previsão é de que a primeira turma comece as aulas no dia 23 de julho. O edital para o vestibular deverá ser lançado em abril.

A Uece foi procurada em julho do ano passado pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), que propôs a criação de um campus na cidade.

“A partir dessa conversa, resolvemos fazer um levantamento para escolhermos os cursos a serem oferecidos. Percebemos uma defasagem no número de professores de artes. Além disso, muitos alunos da escola onde irá funcionar o campus fazem um curso técnico de computação mas não têm acesso a um na área de nível superior,” explicou Jackson Sampaio, reitor da Uece.

Os cursos irão funcionar na Escola Profissionalizante Professor Plácido Aderaldo Castelo. A escola continuará com as aulas de ensino médio durante o dia e com o ensino superior no período noturno. Os dois cursos terão duração de quatro anos. A previsão é de que a primeira turma seja concluída em 2022.

Segundo Sampaio, além de Mombaça, outras 15 cidades da região dos Inhamuns deverão ser beneficiadas com a criação do campus. Uma articulação com os prefeitos deverá ser feita, para que seja disponibilizado transporte aos estudantes.

Para Ricardo Nóbrega, servidor da Secretaria da Educação de Mombaça, o impacto da criação do campus será na economia e na educação. “O prefeito também está articulando a criação do campos do IFCE na cidade. Com as duas instituições instaladas, Mombaça vai virar um polo acadêmico. Isso irá melhorar a educação da cidade e criará novos postos de trabalho para os jovens,” comenta.

Gabriel Ribeiro, 16, está ansioso para continuar cursando informática. Atualmente, ele está no 3º ano do ensino médio na Escola Profissionalizante Professor Plácido Aderaldo Castelo. No fim do curso, irá se candidatar a uma das vagas. “Desde o 1º ano, tô no curso técnico de Computação. Gosto muito de informática e havia pensado em dar continuidade a meus estudos em Fortaleza,” disse. Para ele, estudar na cidade natal é importante para ficar próximo à família, além de não precisar aumentar os gastos para mantê-lo na Capital.

UECE

NOVO CAMPUS

A seleção dos alunos deverá ser feita através de um vestibular específico para o campus. A previsão é que o edital seja lançado em abril. Professores temporários também deverão ser selecionados para ministrar as aulas.
A diferença entre um campus permanente e um avançado é que o primeiro tem estrutura e diretoria própria, enquanto o segundo funciona em parceria com uma escola e está submetido administrativamente a um campus permanente. No caso do campus de Mombaça, ele ficará sob a responsabilidade do campus de Iguatu.


                             Resultado de imagem para uece
Fonte: O Povo Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *