Tempestade solar pode atingir planeta Terra nesta quarta

Nesta quarta-feira (14), está previsto que uma tempestade solar atingirá o planeta Terra. Isso ocorrerá após uma explosão de radiação ter sido liberada pelo Sol na última semana. O evento pode saturar satélites, interromper fontes de energia na Inglaterra, Estados Unidos e na Escócia, além de provocar exibições deslumbrantes das auroras boreais e austrais, informou o Daily Mail.

De acordo com os cientistas, a chegada da tempestade solar coincide com a formação de “rachaduras” de equinócios no campo magnético da Terra. Isso ocorre em 20 de março e 23 de setembro, anualmente.
Quando a proteção natural do nosso planeta contra partículas carregadas enfraquece, essas “rachaduras” podem ameaçar os voos comerciais e os sistemas GPS por afetar a órbita terrestre, exposta aos ventos que variam de intensidade, noticia o portal IG.

As fissuras, no entanto, também possibilitam que astrônomos identifiquem com maior facilidade as luzes em regiões polares. As tempestades ainda podem influenciar no mundo animal, “confundindo” o sistema de localização de alguns mamíferos marinhos. Tal efeito aumenta a aparição dos animais nas praias.

“O relógio que monitora as tempestades geomagnéticas de pequenos impactos está apontando que esses eventos devem ocorrer entre 14 e 15 de março, e que não prejudicará os seres humanos”, informou um comunicado oficial, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos.

Esses eventos já são monitorados pela Nasa e a NOAA, por meio de diferentes telescópios e sondas usadas para previsões meteorológicas geomagnéticas. As entidades afirmam que estudos estão sendo feitos acerca da estrutura e da diversidade das chamas do Sol.

Segundo a Nasa, em breve, uma espaçonave apelidada de Parker Solar Probe será enviada para percorrer as proximidades e a superfície da estrela. O foco é descobrir mais detalhes sobre a tempestade solar e como suas partículas são expelidas.

Fonte: Notícia ao Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *