Os eleitores que precisam realizar o cadastro biométrico, transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral têm até quarta-feira (9) para fazê-lo a fim de participar das eleições de 2018. Quem vai votar em 2018 em uma das 129 cidades do Ceará onde será obrigatória a biometria e não fez o recadastramento terá o título cancelado.

Com 6.283.448 eleitores, o Ceará 4.847.287 já realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 77,14% do total. Em Fortaleza, com eleitorado de 1.770.301 pessoas, 855.596 já têm biometria (48,33%). Lorena Belo, Coordenadoria de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE, destaca que os eleitores de Fortaleza não precisam correr para os locais de atendimento para fazer a biometria.

“O recadastramento biométrico não é obrigatório na capital para estas eleições. Ou seja, só deve comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral quem desejar tirar o título pela primeira vez, transferir o documento, regularizar a situação ou solicitar alguma alteração cadastral. A biometria em Fortaleza poderá ser realizada com tranquilidade, após a reabertura do cadastro eleitoral, em novembro deste ano”.

Reta final

Nos últimos dias do prazo final, os eleitores ainda buscam os cartórios eleitorais e os postos descentralizados do TRE. No Ginásio Paulo Sarasate, por exemplo, desde 30 de abril 8.877 pessoas foram regularizar o cadastro eleitoral. Somados todos os postos da capital cearense, 20.911 eleitores procuraram atendimento nesse período final.

O 1º turno das eleições ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.

Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *