A equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Cedec/CBMCE) continua realizando trabalhos de inspeção e prevenção nos açudes, especialmente de pequeno porte, no Interior do Ceará. O objetivo é evitar riscos de arrombamento seguidos de inundações em áreas povoadas. Os reservatórios estão recebendo aportes que podem comprometer a segurança de suas barragens.

Considerando esse risco, agravado pelo longo período em que os reservatórios estiveram com suas barragens expostas devido à seca, ainda em 2017 a Cedec recomendou oficialmente aos municípios a identificação e avaliação das vulnerabilidades dos reservatórios junto aos seus responsáveis e em abril deste ano atuou para a segurança em cinco municípios: Pedra Branca, Tauá, Hidrolândia, Quiterianópolis e Maranguape.

Em Pedra Branca, a equipe da Cedec inspecionou a barragem do açude do distrito de Mineirolândia. O objetivo foi avaliar a segurança da parede de contenção após o rompimento de uma ampliação Foi constatada que a parede base não foi comprometida e feitas algumas recomendações para a garantia de proteção da população: o monitoramento de vazamentos, atenção para a possível abertura emergencial de um segundo sangradouro, bem como o posterior reforço da estrutura da barragem.
Em Tauá, a equipe inspecionou o açude da comunidade de Mutuca, no distrito de Carrapateiras. Em seguida fez recomendações de segurança. Dois dias antes, uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar  de serviço no Município coordenou os trabalhos emergenciais de reparo da parededo reservatório, que ameaçava se romper.
Ainda na região dos Inhamuns, em Quiterianópolis foram entregues à Prefeitura lonas pásticas e 1.500 sacos de ráfia, para a realização de ações mitigadoras nos açudes da localidade de Malhada e no Açude Velho, na sede do Município. No mesmo dia, foram visitados os açudes próximos à sede de Hidrolândia e feitas recomendações preventivas aos seus responsáveis.

Capacitação
De acordo com a Cedec, em 2017 foi realizado um curso de 12 h/a, incluindo uma aula prática, para os integrantes d do órgão estadual e da Defesa Civil de cinco municípios, com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca dos procedimentos legais e inspeção de segurança de barragens. A capacitação foi ministrada por engenheiros da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Eles orientaram o preenchimento de um check-list utilizado para a inspeção de barragens.
Ainda no mês de abril três bombeiros militares do setor de Resposta aos Desastres da Cedec participaram em Quixeramobim de um seminário de Gestão em Segurança de Barragens da bacia do Banabuiú. O evento foi promovido pela Cogerh e contou com a presença de representantes de diversos órgãos com atuação na segurança das barragens da região.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *