O município de Mombaça, no Sertão Central, será pioneiro no estado na implantação do Sistema Salta-Z. Várias comunidades da zona rural do município irão receber unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – Salta-Z. O programa é uma parceria da prefeitura com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa – por meio da Superintendência no Ceará.

A ação será de fundamental importância para às comunidades que não possuem água tratada, reduzindo assim problemas de saúde naquelas localidades. Desenvolvido pelos servidores do órgão, Eladio Braga de Carvalho, João Nunes Monteiro e Leila Costa Rosal, o equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira e está sendo considerada uma solução inovadora e simples. O sistema Salta-Z é uma tecnologia fácil de ser aplicada, de baixo custo de implantação e manutenção simplificada. Com montagem artesanal, fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A inauguração do Salta-Z em Mombaça acontecerá na próxima sexta-feira (25) nas localidades de Sítio Queimadas e Sítio São Paulino. “É uma grande satisfação ver o projeto acontecer, sair do papel, beneficiando as comunidades e melhorando a vida de todos que moram na zona rural do município” disse o prefeito de Mombaça.

“A iniciativa é de grande importância para as comunidades que não contam com água potável, com isso esperamos reduzir consideravelmente os problemas de saúde dos moradores” ressaltou o superintendente da Funasa Ricardo Silveira.

Fonte: Monólitos Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *