Um detento foi achado morto nesta quinta-feira (21) em um presídio em Juazeiro do Norte. Segundo a Polícia Militar, Antônio Alex Macedo Pinheiro, de 24 anos, foi decapitado por presos durante um princípio de motim, nesta madrugada. A informação não foi confirmada pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

O crime será investigado pelo Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa (NHPP), que recolheu armas artesanais, como facas e espetos, que podem ter sido utilizadas no assassinato do preso.

De acordo com a Sejus, a vítima é natural de Quixadá e respondia por três homicídios. Ainda conforme a secretaria, a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, suporta 549 presos, mas 34% mais presos que a lotação.

Isso significa que a maior unidade prisional da região está superlotada, hoje com 740 detentos. Em nota, a Sejus informou que a unidade deve ser reformada, mas não informou quando.

A situação de superlotação da Pirc já foi denunciada pela Comissão de Direito Penal e Penitenciário da OAB Ceará, em 2017.

Fuga

O assassinato do preso acontece menos de 48 horas depois da fuga em massa, ocorrida na terça-feira (19), na Pirc. Os detentos teriam cavado um túnel, que dá acesso à área externa de um dos muros da penitenciária.

Um dos policiais que fazem a segurança externa nas guaritas atirou pra cima várias vezes, na tentativa de evitar a fuga, mas não conseguiu. Cerca de 24 conseguiram fugir e, de acordo com a Sejus, 13 foram recapturados pela PM, que continua em diligência.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *