Operação Cronos prende 19 pessoas envolvidas em crimes de homicídio e violência contra a mulher no Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará realiza nesta sexta-feira (24) a “Operação Cronos” em todo o Estado do Ceará. Durante a operação, foram presas 19 pessoas envolvidas em crimes de homicídio, violência contra a mulher e tráfico de drogas, sendo 18 adultos presos e um adolescente apreendido.

A ação começou às 6 horas e tem a previsão de término às 18 horas. Todos os departamentos da PCCE estão envolvidos nesta ação. Cerca de 200 policiais civis formando 40 equipes compostas por delegados, inspetores e escrivães trabalham na operação.

Também fazem parte da operação o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a Unidade Tática Operacional (UTO) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Reunião
A operação realizada nesta sexta-feira surgiu após a 51ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), que ocorreu nos dias 15 a 17 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR). O CONCPC é composto pelos Chefe de Polícia, Delegados Gerais e Diretores Gerais das Policias Civis de todos os estados e do Distrito Federal. A operação de hoje ocorre em todos o país.

A Maria da Penha faz aniversário neste mês. Esta é a primeira operação que tem como foco o cumprimento de mandados contra autores de homicídios em geral e qualificados pelo feminicídio, além de cumprimento de mandados de prisão relativos ao descumprimento de medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

O nome “Cronos” faz alusão a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pela mão algoz do autor do homicídio/feminicídio. Ao mesmo tempo, com a prisão do autor de homicídio e feminicídio, é retirado dele o “tempo” de prática de novos delitos.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *