A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maria Nailde Pinheiro Nogueira, vai conversar com o governador Camilo Santana (PT) sobre a necessidade de requisitar força federal para garantir a votação do dia 7 de outubro no Ceará e, em especial, na Capital cearense, por conta das ameaças de criminosos em diversos bairros de Fortaleza.

A desembargadora já tratou do assunto com os juízes eleitorais, todos preocupados com a presença de representantes de facções criminosas em vários bairros da Capital, impondo suas forças e amedrontando toda a população, com sérios riscos de danos ao processo de votação. Segundo a desembargadora, no encontro que os presidentes de Tribunais Eleitorais tiveram em Brasília, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Waber, a questão da segurança das eleições foi um dos pontos tratados.

A desembargadora já demonstrou preocupação com a segurança do processo de votação, publicamente, em um dos seminários promovidos pela Assembleia para tratar do processo eleitoral. O pessoal da força federal complementaria o trabalho da força policial cearense, como deverá acontecer em outros estados.

Ontem, a desembargadora Nailde, acompanhada de assessores do TRE, fez uma visita ao Sistema Verdes Mares e falou dos preparativos da eleição, no momento em que começam os trabalhos de registro dos candidatos. Até o início da tarde de ontem, pelo menos 16 processos de impugnações de registro de candidaturas já estavam abertos no Tribunal, por provocação do representante do Ministério Público Eleitoral, de partido político e de eleitores.

Novas ações

Dentre os que estão com os pedidos de registros contestados, estão os deputados estaduais Dedé Teixeira (PT) e Agenor Neto (MDB), além do suplente de deputado estadual George Valentim (PCdoB) e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte Raimundo Macedo, conhecido como Raimundão. Um dos impugnados, porém, já desistiu da disputa, no caso, o deputado federal conhecido como Macedão (PP).

Por outro lado, oito candidatos do PROS, o primeiro partido a apresentar o pedido de registro dos seus candidatos, já estão registrados. Os pedidos de impugnação irão agora ser contestados para, só depois, serem julgados pelo Pleno do TRE.

Até o prazo limite estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os tribunais eleitorais julgarem os pedidos de registro, novas ações de impugnação poderão ser impetradas, por conta dos requerimentos de registro feitos após o prazo final.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *