Uma nova espécie de planta foi identificada por pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), na bacia do Araripe, no sertão cearense.

O exemplar, nomeado de Pseudofrenelopsis salesii, foi encontrado a partir de fóssil. O nome foi dado em homenagem ao professor Alexandre Sales, autor de diversas pesquisas na bacia do Araripe. Estima-se que a espécie seja do período Cretáceo, tendo vivido há cerca de 110 milhões de anos.

O vestígio da planta foi encontrado em boas condições de preservação, fato considerado raro para os fósseis da chamada Formação Romualdo, da qual ela procede, segundo as pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC.

O estado favorável do fóssil permitiu que a Pseudofrenelopsis salesii fosse a primeira planta procedente dessa formação a ter a anatomia estudada detalhadamente.

“Além de revelar para a ciência uma espécie até então desconhecida, contribuindo para uma melhor compreensão da biodiversidade do passado da Terra e de sua relação com as condições paleoambientais vigentes, o estudo evidencia o potencial existente na Formação Romualdo para a realização de mais pesquisas relevantes para a paleobotânica nacional e internacional”, argumenta Maria Edenilce Peixoto Batista, uma das responsáveis pela pesquisa.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *