Baixo nível hídrico de açudes e reservatórios do Ceará preocupam especialistas

Os açudes do Ceará estão com apenas 16% de sua capacidade e preocupam especialistas, segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio. Eduardo foi à Brasília nesta quarta-feira (10) tratar de planos de alocação do São Francisco e de seca para a Região Nordeste.

O presidente da Funceme reforça que algumas regiões estão com situações bem críticas.

“Em média estamos com 16% . Algumas regiões estão críticas. O setor de recursos hídricos está atento, monitorando aí as cidades que tem ainda reserva para o atendimento a sua população e aquelas que estão com o horizonte mais próximo das cidades. As situações e as ações estão sendo mapeadas para garantir o atendimento de água para essas populações”, finalizou.

Prognóstico para 2019
Sobre o prognóstico de chuvas para 2019 no Ceará, Eduardo disse que o assunto só deve ser estudado somente no mês de dezembro.

“No exato momento nós temos uma situação de neutralidade no pacifico equatorial. Nós temos que continuar monitorando para vermos como é que vai ser essa evolução dessas temperaturas até o final do ano e inicio do próximo. E aí é o momento para gente fazer qualquer prognóstico quanto a quadra chuvosa do próximo ano”, afirmou.


Eduardo explica que as chuvas no Ceará dependem da situação dos oceanos. Particularmente no Pacífico Sul e o Atlântico Equatorial.

“Estamos sempre sistematicamente acompanhando a situação dos oceanos exatamente porque eles é que regulam o clima da nossa região. No particular, o Pacífico Equatorial e o Atlântico Tropical”. Eles são muito importantes para as chuvas que acontecem aqui no nordeste”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *