Ceará tem previsão de céu entre parcialmente nublado e claro no fim de semana

O fim de semana no Ceará chega com céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do Estado, conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (19).

Em análise de imagens de satélite, o Núcleo de Meteorologia da Funceme indica presença de poucas nuvens sobre o Ceará, além da ausência de sistemas que possam contribuir para formação de chuvas, como foi observado no início desta semana.

Durante os últimos dias, o Calendário de Chuvas registrou precipitações de até 94 milímetros, em Ararendá, entre segunda (15) e terça-feira (16), assim como 51 mm, em Jardim, na região do Cariri. Já no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (18) e as 7h desta sexta, ainda não há registros de chuvas.

De forma geral, as temperaturas nas regiões serranas do Ceará devem ser de mínima em torno de 19°C e máxima perto de 27°C. Já nas regiões litorâneas, máxima em torno de 31°C e mínima em torno de 24°C. No interior do Estado, as máximas devem chegar a 33°C e as mínimas em 25°C.

Chuva boa na Região do Cariri
Municípios do Cariri voltaram a registrar chuvas nesta semana principalmente no intervalo entre as 7h de quarta-feira (17) e as 7h de quinta-feira (18).

As maiores precipitações da região localizada no sul do Estado foram em Jardim (51 mm), Jati (44 mm) e Porteiras (43 mm).

Entre terça-feira (16) e quarta, o Cariri já havia registrado outras precipitações, porém, menores: Santana do Cariri (18,2 mm), Penaforte (12,2 mm) e Brejo Santo (5 mm). As chuvas que aconteceram na região cearense estão associadas à atuação de uma frente fria oriunda do sul do País e que costuma ocasionar precipitações na Bahia.

“Nesta época do ano, é comum que ocorram este tipo de precipitações. Enquanto o sistema frontal estiver atuando, é possível que tais registros aconteçam, porém, de forma passageira”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *