Incêndio florestal em Quixadá é controlado por brigadistas e bombeiros militares

Após quatro dias de combate ao fogo que se alastrou pela Serra do Estevão, na zona rural de Quixadá, 25 brigadistas do grupamento Prevfogo do Ibama e 10 bombeiros militares conseguiram controlar o maior incêndio florestal neste Município do Centro do Estado.

De acordo com o Chefe de Brigada Prevfogo, Talys Anderson Oliveira, sua equipe continuará no local, realizando a vigilância da área e a eliminação total dos focos. A avaliação final dos trabalhos, incluindo o levantamento da área devastada pelas chamas, será apresentada nesta segunda-feira (29).

Moradores do distrito de Dom Maurício, localizado no cume da Serra do Estevão, informaram que uma queimada, iniciada no terreiro de um agricultor, provocou o incêndio de grandes proporções naquela região montanhosa com extensão de 24 km de por 10 km de largura, localizada a pouco mais de 20 quilômetros do Centro de Quixadá.

A Brigada Prevfogo e o Corpo de Bombeiros não confirmaram a versão. A coordenadora Regional da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Leyla Barros, aliviada com o controle do incêndio, deverá averiguar a denúncia.

Desde a última quarta-feira (24), além dos moradores que precisavam descer e subir a serra pela principal via de acesso à sede de Quixadá, as irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus também ficaram assustadas com o incêndio. Elas residem no Mosteiro Santa Cruz, para onde os ventos estavam soprando o fogo que subia a serra.

Fonte: Diário do Nordeste


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *