Cidades do Ceará têm máxima de até 39°C no mês de novembro

O mês de novembro no Ceará vem sendo caracterizado pelas altas temperaturas em diversos municípios. O município de Jaguaribe, cidade distante 308 quilômetros de Fortaleza, registrou 39°C, nesta segunda-feira (12), sendo esta a maior máxima do Estado do intervalo.

Segundo a climatologia, este mês é um dos mais quentes do ano, com máximas médias variando de 28°C a 38°C, conforme a região do Estado, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, reforça que o final do segundo semestre é normalmente caracterizado pelas altas temperaturas, principalmente no interior.

Ele explica ainda que, nesta época do ano, a quantidade reduzida de chuvas, pouca nebulosidade, condições secas à superfície e ventos, em geral, mais fracos contribuem para este cenário de calor.

“A sensação térmica aumenta em virtude dessas altas temperaturas, ventos menos intensos e progressiva elevação da umidade do ar à medida que nos aproximamos de dezembro e do mês de janeiro. O calor sentido por cada um nós diminuirá quando o céu vier a permanecer mais nublado e as primeiras chuvas chegarem – o que pode acontecer na Pré-Estação. Portanto, dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano, principalmente se chover pouco nesses meses”, explica o meteorologista da Funceme.

Além das variáveis meteorológicas que atuam sobre o Estado neste período, o fato de ser verão no Hemisfério Sul colabora, ainda que em intensidade menor, sobre as altas temperaturas do Ceará.

Neste mês, até a manhã deste dia 12 de novembro, municípios como Sobral, Jaguaribe e Barbalha têm registrado temperaturas máximas acima dos 37ºC. Tais registros acontecem, principalmente, no horário de pico do calor: entre 12h e 15h.

Fortaleza, conhecida pelo sol constante, também apresenta aumento da temperatura em novembro, porém possui índices menores em relação aos demais municípios. Neste mês, sua média histórica para a temperatura máxima é de 31,5°C, segundo o Inmet. A razão está na proximidade com o mar.

“Grande massa de água, como a do Atlântico, tende a regular a temperatura da cidade, não permitindo uma maior amplitude térmica como se observa no interior do Estado. Os ventos associados às brisas também influem em um maior equilíbrio das temperaturas”, explica Fritz.

Já o município de Sobral registra altas temperaturas devido sua localização geográfica. Situado no interior do Estado e, assim, mais distante do litoral, tem sua circulação do vento altera pelo relevo ao seu redor, proporcionando maior calor.

Previsão do tempo
Para esta terça-feira (13), a previsão do tempo indica céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do Estado. Somente na próxima quarta-feira (14), os meteorologistas da Funceme apontam nebulosidade variável com possibilidade de chuva no Litoral de Fortaleza.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *