Raio mata ovelhas e garrotes em fazenda no interior do Ceará;

Vinte e nove ovelhas e dois garrotes morreram ao ser atingidos por um raio na tarde deste domingo (9), no município de Tabuleiro do Norte, a cerca de 200 km de Fortaleza. A cidade teve chuvas rápidas, porém, acompanhadas de ventania e raios. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 20 milímetros no município.

O dono do rebanho, Pedro Silvério, disse ao G1 que eram por volta das 15h e chovia bastante no momento em que se preparava para levar os animais para o curral. Ele conta que viu um clarão e ouviu um estrondo muito forte. E percebeu que um raio havia caído próximo à propriedade. Ao total, foram 29 ovelhas e dois bois que morreram atingidos pela descarga elétrica, segundo ele. Um prejuízo de R$ 7 mil.

Fazendeiro do Ceará fala da morte do rebanho atingido por raio

“Ouvi um barulho chega o cavalo se assustou. Aí as ovelhas começaram a berrar. Pegou as ovelhas, pensei. Esperei um pedaço. Fui olhar. Quando cheguei vi pelo menos 10 ovelhas mortas. Olhei para outro lado mais animais mortos. Prejuízo de R$ 7 mil”, afirmou, desapontado.

O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, explica que poucas chuvas acompanhas por raios são comuns e estão relacionadas a nuvens cumulonimbus que ficam em grande altitude.

“Os raios podem sim ocorrer quando nós temos poucas chuvas. O que acontece é que sempre há nuvens mais baixas que acabam cobrindo as cumulonimbus”, explica Fritz.

Cuidados com os raios
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *