segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Saiba como bloquear dados e informações do WhatsApp para evitar cair em golpes

Pelo menos 50 vítimas de crime através de aplicativo de mensagens de celular registraram boletim de ocorrência só em Fortaleza. Os bandidos resgatam o chip, que traz os contatos da pessoa, e conversam com amigos e parentes para pedir dinheiro. Você sabe como proteger seus dados e contatos do WhatsApp para evitar cair nesse tipo de golpe?

O diretor responsável pelo Departamento de Inteligência Policial, Julius Bernardo, passou orientações em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (5), na sede da Polícia Civil. Com informações do programa Barra Pesada.

Neste tipo de golpe, o bandido pega o número antigo do WhatsApp e põe no aparelho novo. Ao instalar, digita o número, ele recebe mensagem do aplicativo que avisa que vai enviar sms para confirmar. Assim, o criminoso resgata a linha telefônica de outra pessoa em um chip novo e usa como se fosse dele, pois vai receber o sms do mesmo jeito. Automaticamente, sua linha telefônica e seu wapp param de funcionar.

O diretor explica que muitas vezes, quando a vítima tenta resgatar de volta o Wapp, não tem mais acesso porque os bandidos usam recurso do próprio aplicativo para bloquear o acesso: uma senha. Ação que toda pessoa que usa o WhatsApp deveria tomar como precaução. Feito isto, quando o criminoso tentar confirmar que está com a linha em um novo aparelho, ele não poderá fazer pois não vai saber a senha e o golpe não vai funcionar. Para se prevenir, Julius Bernardo explica como usar o recurso nos sistemas Android e IOS.

Android
“No aplicativo, vá em Configurações, depois em Conta e escola a opção “Verificação em duas etapas. Vai aparecer uma mensagem e aí você clica em ativar. Ele vai pedir uma senha numérica de 6 dígitos. Você digita os números de sua escola e aí confirma a senha. Depois, ele pede um e-mail, que serve justamente para o WhatsApp comunicar se alguém tentar desbloquear seu aplicativo ou desativar essa funcionalidade. Qualquer comunicado a respeito de segurança vai ser enviado para este e-mail. Depois é só concluir”, disse o diretor.

IOS
No IOS, o método é praticamente o mesmo: “Você clica em conta, depois em Verificação em duas etapas, clica em ativar, então digita a senha numérica de 6 dígitos. Depois, confirma a senha e põe o e-mail para avisos de segurança e pronto’, concluiu.


0 comentários:

Postar um comentário