Chove em 20 municípios do Ceará; Cariri concentra maior parte das precipitações

Choveu em 20 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Após o fim de semana com um alto índice pluviométrico, o Estado tem o terceiro dia com uma menor quantidade de chuvas. Na terça-feira, 21, apenas seis municípios registraram precipitações, enquanto na quarta-feira, 22, esse número subiu para 19 cidades.

Nesta quinta-feira, o maior índice de chuvas foi alcançado na Região do Cariri, com as cinco maiores precipitações do dia: Missão Velha, que registrou 27.6 milímetros (mm); Abaiara, com a marca de 22 mm, Jardim, atingindo o número de 21 mm; Aurora, com índice de 18.4 mm; e Jati, que chegou a 13.6 mm. Os municípios do Crato e de Santana do Cariri tiveram 10 mm e 9 mm, respectivamente.

Também foi registrada chuva na região do Sertão Central e Inhamuns, conhecida historicamente como uma das mais secas do Estado, com o índice de 13 mm no município de Solonópole.
Mapa mostra os municípios que registraram chuva entre as 7 horas dessa quarta-feira e o mesmo horário desta quarta. (Foto: Reprodução/Funceme)
A redução das chuvas foi prevista pela Funceme após as precipitações do fim de semana, devido ao afastamento dos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

As chuvas fazem parte da chamada pré-estação, período que antecede a quadra chuvosa oficial (fevereiro, março, abril e maio). De acordo com a Funceme, as precipitações para os três meses da quadra devem ficar em torno da média.

Previsão

Para esta quinta-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva isolada no Sertão Central, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro. Em Fortaleza, deve haver pouca nebulosidade e temperatura variando entre 23ºC e 32ºC.

10 maiores chuvas por posto nesta quinta-feira:

Missão Velha: 27.6 mm

Abaiara: 22 mm

Jardim: 21 mm

Aurora: 18.4 mm

Missão Velha: 14 mm

Jati: 13.6 mm

Solonópole: 13 mm

Paracuru: 10 mm

Crato: 10 mm

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *