Escolas, creche e estação de energia são incendiadas por criminosos no 21º dia de ataques do Ceará

Criminosos detonaram uma bomba em uma subestação da Enel, distribuidora de energia do Ceará, e incendiaram duas escolas nas cidades de Ibaretama e Quixadá, interior do estado, na madrugada desta terça-feira (22). Além disso, bandidos atacaram uma creche na noite de segunda-feira (21), no município de Caucaia, na Região Metropolitana da capital. Não há registro de pessoas feridas nestes ataques. A violência no estado chegou ao 21º dia seguido.

Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 231 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 dos 184 municípios cearenses. As ações começaram em Fortaleza e se espalharam para a Região Metropolitana e diversas cidades do interior. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 404 pessoas já foram detidas por envolvimento nas ações criminosas.

Para tentar conter os ataques, o governo estadual convocou 1.200 policiais militares da reserva para reforçar a segurança nas ruas. O Ministério da Justiça enviou agentes da Força Nacional e reforço da Polícia Rodoviária Federal para o estado. Policiais militares e agentes penitenciários de outros estados brasileiros também foram deslocados ao Ceará após o início dos crimes.

O ataque na subestação de energia elétrica ocorreu por volta das 2h, no Bairro Vila Pery. Criminosos invadiram o local e detonaram um artefato explosivo. Equipes da Polícia Militar, Força Nacional, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Perícia Forense estiveram no local após o crime. A polícia não repassou informações sobre os estragos causados.

O barulho ocasionado pela explosão foi ouvido por moradores de diversos bairros da região. Apesar do ocorrido, o fornecimento de energia elétrica não foi afetado no bairro. Logo após o crime, os suspeitos fugiram.

Além disso, bandidos incendiaram uma escola municipal na localidade de Junco, distante 20 quilômetros do Centro de Quixadá. Uma sala de aula ficou parcialmente destruída. Segundo o vigilante do local, seis homens jogaram combustível em uma das salas, atearam fogo e fugiram.

Na noite de segunda-feira, no município de Caucaia, três homens invadiram uma creche localizada na Rua Alaíde Mateus, no Bairro Jurema e incendiaram uma das salas. No local atingido pelo fogo estavam guardados materiais escolares que seriam utilizados durante o ano letivo, como livros, cadernos e carteiras. Uma geladeira que estava na sala também foi danificada pelas chamas.

Testemunhas afirmam que escutaram o barulho de um carro e a polícia não descarta que um veículo tenha dado apoio à ação criminosa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. A unidade escolar atende crianças a partir de 1 ano e ficou fechada nesta manhã.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *