Hemoce lança campanha de carnaval para doação de sangue nesta terça (12)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, inicia nesta terça-feira, 12, a campanha “Folião que doa sangue doa alegria” para incentivar pessoas a doarem sangue durante o período que antecede o carnaval. O lançamento será às 9 horas, na sede do Hemoce em Fortaleza, com apresentação da banda Os Transacionais.

Com o slogan “O bloco mais sangue bom que você vai participar”, a campanha pretende relembrar à população que antes de brincar o carnaval é importante ser solidário doando sangue. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, o período que antecede o carnaval é momento de preparar os estoques.

“Quando um voluntário realiza a doação de sangue, essa bolsa leva em média 24h para ser liberada para os hospitais. Por isso é tão importante que a doação seja feita com antecedência e mantida com um gesto regular, porque o paciente que irá receber a transfusão, muitas vezes não pode esperar”, conta Nagéla Lima.

O lançamento acontece simultaneamente em Fortaleza e nos hemocentros do interior do Ceará (Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá) com programação especial para os doadores. Até o dia 26 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente para incentivar a doação.

Uma doação salva 4 vidas

As doações de sangue realizadas no Hemoce atendem aos pacientes em mais de 450 unidades de saúde no Ceará. Com uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, pois o sangue é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.

Doe sangue

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Com informações: Sertão Alerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *