sábado, 16 de fevereiro de 2019

Quiterianópolis registra a segunda maior chuva do Ceará em 2019

O município de Quiterianópolis, no Sertão Central e Inhamuns, registrou a maior chuva de 2019. Entre as 7h de sexta-feira (15) e 7h deste sábado (16), a cidade recebeu 180,0 milímetros, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Outras três cidades registraram chuvas acima de 100 milímetros. Ibiapina, Crato e Camocim computaram 120,5 mm, 120 mm e 105 mm, respectivamente.

(Correção: O G1 errou ao informar que Quiterianópolis recebeu a maior chuva de 2019 no Ceará. A Funceme afirmou que atualizou dados de chuvas e a cidade de Quixeramobim recebeu na quarta-feira (13) precipitação de 206 milímetros, o maior registro até o momento de chuva no Ceará. O erro foi corrigido às 10h37.)

O morador Antônio Albedio Sales, informou que com as chuvas na cidade, o volume do Rio Poty Susuarana subiu e bloqueou uma estrada que dá acesso a zona rural. A Barragem Colinas também está com volume de água.

Até as 12h23, choveu em pelo menos 112 municípios, de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza choveu 38,8 milímetros no Posto Pluviométrico da Água Fria.

As regiões do Cariri, Vale do Jaguaribe, da Serra da Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns receberam boas chuvas.

A principal causa das precipitações mais intensas foi a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que apresenta-se próximo à costa norte do Ceará, assim como a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está posicionado sobre o sul do Estado do Maranhão.

Diante do atual cenário, a previsão do tempo atualizada indica céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Estado. Já para este domingo (17), o Ceará terá nebulosidade variável (momentos ora de céu mais aberto, ora com cobertura de nuvens) com eventos de chuva principalmente no Centro-Sul.

Temperatura
As chuvas recentes provocaram ainda redução das temperaturas em determinados municípios. Em Jaguaruana, que costuma registrar as temperaturas mais elevadas do Estado, apresentou mínima de 18,8ºC, seguido de Tauá, com 19,7ºC. Em Fortaleza, a menor temperatura registrada entre ontem e hoje foi de 24,2ºC.

As máxima entre esta sexta e a manhã deste sábado ficaram com Tauá (34,5ºC) e Campos Sales (34,4ºC).




Fonte: G1 CE


0 comentários:

Postar um comentário