Dia de São José, 19 de março, é especial não apenas pela religiosidade, mas também pela cultura e crendice popular do povo cearense. Uma data bastante aguardada pelos agricultores por conta da chuva.

Em São Gonçalo do Amarante, a plantação de milho do agricultor Chico Gomes já está crescida. Em 20 dias, as espigas vão estar no ponto de colher. “Tá bom demais, muita chuva”, comemora Seu Chico.

O município foi um dos que a Funceme registrou precipitações acima da média em fevereiro. Na localidade, a média fica em torno de 133 milímetros. No mês passado, choveu 291 milímetros, o que significa um índice 118% maior que o normal.

Mesmo com o que já caiu de chuva até agora, o homem do campo ainda espera pelas bênçãos de São José. A crença popular diz que, se chover no dia do santo, é sinal de que devem vir boas chuvas ao longo da quadra invernosa.

Até o ano passado, o Ceará passou por uma década de chuvas irregulares. Isso provocou um quadro crítico na agricultura, na pecuária e também no armazenamento de água. Nos 155 açudes monitorados pelo Governo do Estado, hoje o nível de acúmulo de água está em 12%. Noventa e seis reservatórios estão com menos de 30%, incluindo o açude Castanhão, que hoje tem 3,5% da capacidade. 

Dono reencontra cadelinha que viralizou durante chuva no Centro de Fortaleza

Na análise da ciência, chover no dia 19 nem sempre coincide com um bom período chuvoso. “2012 e 2013 foram anos de poucas chuvas, chuvas abaixo da média, anos com estação chuvosa considerada seca. Mesmo assim, nesses anos, no dia 19 de março teve registro de chuva em diversos postos pluviométricos. Então chover nesse dia não necessariamente significa uma boa estação chuvosa”, afirma Meyre Sakamoto, meteorologista da Funceme.

Mas a fé do agricultor é mais forte e resistente que qualquer período de estiagem. “Sem a chuva não vivemos. A água é vida”, diz esperançoso o agricultor Chico Gomes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *