Polícia Militar do Ceará é reestruturada com a criação de novos comandos, batalhões e companhias

A Polícia Militar do Ceará passará, nos próximos meses, por uma completa reformulação em sua estrutura organizacional, com a criação de novos comandos, batalhões e companhias. A lei que autoriza a reestruturação da Corporação já foi sancionada pelo governador do estado, Camilo Santana(PT), e publicada no Diário Oficial em sua edição do último dia 18 de fevereiro. Os atuais batalhões Raio e Choque serão transformados em Comandos, e o número de batalhões, companhias e de efetivo aumentará.

O decreto de número 32.974, de 18 de fevereiro de 2019, transforma o atual BPChoque em Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), que possuirá quatro batalhões totalizando 15 companhias, incluindo o Batalhão de Policiamento Tático Motorizado (BPTAM), Batalhão de Policiamento Tático Rural (BPTAR), Batalhão de Ações Táticas Especiais (BATE) e Batalhão de  Policiamento de Controle de Distúrbios Civis (BPCDC).

Também o Raio passará por transformações. Passará a ser o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), com três batalhões e 11 companhias.
Raio e Choque deixarão de compor o Comando de Policiamento Especializado (CPE). Este, por sua vez, vai aglutinar os comandos de quatro batalhões: o de Policiamento Turístico/BPTUR (com 4 companhias); de Polícia de Guarda Externa dos Presídios, Estabelecimentos Penais e Centros Educacionais/BPGEP (4 companhias); de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual/BPRE (2 companhias); e de Polícia do Meio Ambiente/BPMA (3 companhias); além do Regimento de Polícia Montada/RPMONT (com dois Esquadrões).

Comandos Regionais
No âmbito do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Fortaleza sediará o 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), que vai reunir as unidades do Comando do Policiamento da Capital (CPC) em 10 batalhões, totalizado 26 companhias. São eles: 5º, 6º, 8º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º, 21º e 22º batalhões.
O 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM) vai ter sob a sua responsabilidade o Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), com três batalhões e 11 companhias. São eles: 12º BPM (Caucaia), 14º (Maracanaú), e 15º (Eusébio).
O 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM) vai coordenar as unidades do atual Comando do Policiamento do Interior Região Norte (CPI-Norte), com quatro batalhões e 14 companhias. São eles: 3º (Sobral), 4º (Canindé), 7º (Crateús) e 11º (Itapipoca).
O 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM), vai chefiar as unidades do Comando do Policiamento do Interior SUL (CPI-Sul), com cinco batalhões reunindo 18 companhias. São eles: 1º (Russas), 2º (Juazeiro do Norte), 9º (Quixadá), 10º (Iguatu), e 13º (Tauá).

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *