terça-feira, 2 de abril de 2019

Funceme descarta que ciclone tropical atinja Fortaleza nesta quarta, 3

Informações divulgadas nas redes sociais indicam possibilidade de um ciclone ou tempestade se formar em Fernando de Noronha e chegar em Fortaleza na tarde desta quarta-feira, 3. Entretanto, segundo a Funceme, a previsão indica que a não há características de ciclone tropical. O fenômeno deve durar pouco tempo e não atingirá o continente, incluindo o Nordeste brasileiro.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgou nota em sua página oficial no Instagram, afirmando que os modelos de previsão numérica indicam que, no início da tarde desta quarta-feira, haverá uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios, ou seja, onde encontra-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

O açude Trapiá III, no município de Coreaú, sangrou pela primeira vez nesta quadra chuvosa
De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, essa pequena baixa pressão, que não se caracteriza como ciclone tropical, deve durar pouco tempo e não atingirá o continente, incluindo a porção do Nordeste brasileiro.
O meteorologista salienta ainda que a força de Coriolis, devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do Equador, não oferecendo condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centros de baixa pressão atmosférica mais intensos, tal como ocorre com os ciclones tropicais.

Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com eventos de chuva em Fortaleza nos períodos da madrugada e manhã desta quarta. Já para a tarde, somente nebulosidade variável. Apesar do cenário indicado, a fundação afirma que é importante acompanhar as possíveis modificações nas análises que a Funceme realiza, diariamente, nos períodos da manhã e da tarde.




0 comentários:

Postar um comentário