Postos de saúde no Ceará deverão abrir neste sábado para vacinar contra gripe

Este sábado, 4 de maio, é o dia D de vacinação contra a gripe. Todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses estarão abertos para vacinar os grupos prioritários. Serão 13.830 profissionais da saúde atendendo em 2.835 postos de vacinação. Um deles será o Centro de Saúde Meireles, unidade do Governo do Ceará, em Fortaleza, que funcionará das 8 às 17 horas.

Os grupos prioritários são crianças com idade entre 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

Também fazem parte dos grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas). Este grupo foi inserido pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no último dia 22.
“Esses grupos são prioritários porque realmente têm possibilidade de, ao gripar, evoluírem para a forma mais grave. Ao se vacinarem, além de se protegerem, também reduzem a possibilidade de o vírus da gripe se disseminar na população, protegendo as pessoas que não estão vacinadas”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniele Queiroz.

Campanha
A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril para gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos. A partir do dia 22 começou para os outros grupos prioritários e segue até 31 de maio.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *