Terremoto em Marte é detectado pela primeira vez

Quase um ano após ser enviado a Marte, um sismógrafo da missão americana InSight registrou em 6 de abril pela primeira vez um terremoto no planeta vermelho. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pela agência espacial francesa CNES, responsável pelo sismômetro que detectou o fenômeno.

“É formidável finalmente ter um sinal de que ainda há uma atividade sísmica em Marte”, disse Philippe Lognonné, pesquisador do Instituto de Física da Terra de Paris. “Estávamos esperando há meses o nosso primeiro terremoto marciano”, acrescentou o “pai” deste sismógrafo francês SEIS (Seismic Experiment for Interior Structure).

O aparelho foi instalado em 19 de dezembro em solo marciano, graças a um braço robótico da sonda InSight, que chegou ao planeta vermelho em 26 de novembro.

O objetivo da operação é, por meio de registro de terremotos, estudar a história da formação de Marte. E mesmo se esse primeiro tremor foi muito fraco para fornecer dados úteis sobre o interior do planeta, ele “marca o nascimento oficial de uma nova disciplina: a sismologia marciana”, segundo Bruce Banerdt, cientista-chefe da missão dentro Nasa.

De acordo com os cientistas, ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta e se não foi o efeito do vento ou de outras fontes de ruído. Três outros sinais, mas ainda mais fracos que o de 6 de abril, foram detectados nos últimos dois meses.

Marte não possui placas tectônicas, elemento que geralmente está na origem dos tremores na Terra. Mas os dois planetas, assim como a Lua, podem registrar um outro tipo de fenômeno sísmico, provocado por falhas ou fraturas em sua superfície. O excesso de peso ou condições ligadas ao resfriamento podem contribuir para esse tipo de tremor.


Fonte: G1 CE



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *