Ceará registra o menor número de roubo de veículos desde 2011

O Ceará registrou no primeiro quadrimestre de 2019 o menor número de roubos de veículos dos últimos oito anos. O primeiro quadrimestre deste ano contabilizou 1.726 crimes. Este foi o número mais baixo registrado desde 2011, quando aconteceram, no mesmo período, 1.274 delitos contra veículos automotores.

Se comparado ao ano passado, quando foram registrados 3.414 crimes, os quatro primeiros meses de 2019 registraram uma queda de 49%, isto é, 1.274 veículos a menos.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE).

A queda no número de veículos roubados contribuiu também para reduzir a taxa de roubos para cada 100 mil veículos. O índice é 46,8% menor quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2018, essa taxa era de 293, e neste ano, reduziu para 156. Os números foram baseados na evolução da frota de veículos, por ano, no Ceará, de acordo com as informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Tecnologia e segurança

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou que o uso de tecnologia e estratégias aplicadas à segurança pública contribuíram para que as autoridades tivessem um maior controle dos veículos que circulam em território cearense.

Uma ferramenta de destaque é o Sistema de Policiamento Indicativo de Abordagem (Spia), tecnologia desenvolvida a partir de uma parceria entre a SSPDS, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).


A atuação da inteligência artificial dos sensores do Spia ocorre em conjunto com o videomonitoramento, com suas 3.300 câmeras espalhadas em Fortaleza e em 44 municípios do Interior do Estado, e as ações rápidas do policiamento ostensivo.

As ferramentas facilitam a identificação de carros e motocicletas envolvidos em ações criminais ou que foram subtraídos em roubos ou furtos.

Fonte: G1 CE



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *