Meningite: Ceará registra 27 mortes em 2019; quase metade por forma grave

O Ceará registrou, até o dia 13 de julho, 27 mortes por meningite. O dado é da planilha de doenças de notificação compulsória da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que também revela 260 casos notificados, no mesmo período.

Os óbitos se referem a duas classificações da enfermidade. A Doença Meningocócica (DM), transmitida por bactéria e que apresenta maior letalidade, vitimou 13 pessoas. Já “outras meningites”, que podem acontecer em decorrência de vírus e fungos, foi responsável por 14 mortes em 2019.

No caso da DM, foram 11 mortes em Fortaleza, uma em Aquiraz e uma em Maracanaú. A Capital também teve quatro óbitos por outras meningites. Barro, Barbalha, Baturité, Boa Viagem, Cruz, Guaraciaba do Norte, Icó, Itatira, Poranga e São Luís do Curu registraram uma morte cada.

A meningite é uma doença de transmissão aérea, e seus agentes etiológicos se espalham mais facilmente em ambientes fechados, por tosse ou espirro. Segundo a Sesa, os sintomas incluem febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jato, rigidez de nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas pelo corpo.

Manter a caderneta de vacinação em dia é a forma mais eficaz para a prevenção. Para crianças, o Programa Nacional de Imunização oferta quatro tipos de vacina – BCG, pentavalente, meningocócica C e pneumocócica v-10 – que protegem contra a doença.

Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é considerada endêmica, ou seja, “casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais”.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *