Sob alerta de perigo, umidade do ar preocupa no interior do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo sobre a baixa umidade do ar para municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e norte do Estado. Outras regiões do Nordeste brasileiro também estão em alerta. A situação começou ao meio-dia desta terça-feira, 13, e deve prosseguir até 19h de hoje.

Esse horário é propício para baixar a umidade, o que pode prejudicar a saúde dos indivíduos. A situação no interior cearense tem preocupado a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste mês de agosto, o órgão já registrou níveis de alerta nos municípios de Tauá, Jaguaribe, Iguatu e Quixeramobim com, respectivamente, 15%, 15%, 17% e 19%. Esses dados foram observados no último fim de semana. Já entre ontem e hoje, os níveis mais baixos ficaram em torno dos 20%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Causas

Raul Fritz, meteorologista da Funceme, comenta que as temperaturas mais altas também colaboram para o tempo mais seco. De forma geral, os baixos índices de umidade relativa do ar e os valores extremos de temperatura máxima acontecem entre o início e o meio da tarde.

“Se o conteúdo de vapor d’água na atmosfera permanece o mesmo e a temperatura do ar se eleva, a umidade relativa do ar diminui. Daí a umidade do ar atingir seus valores mínimos, no dia, quando as temperaturas do ar são as maiores”, explica Raul.

Nas últimas 24 horas, Redenção registrou a maior temperatura do estado com 37,4°C. Sobral, com 37,3°C veio logo depois. Já em Fortaleza, entre segunda e hoje, a máxima atingiu 32,5°C.

DICAS EM DIAS COM BAIXA UMIDADE DO AR

1. Beba bastante líquido;

2. Evite desgaste físico nas horas mais secas;

3. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

4. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: O Povo Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *