Sarampo tem quinto caso confirmado no Ceará

O Ceará chegou à marca de cinco casos confirmados de sarampo em 2019, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa), na tarde desta sexta-feira (27). Quatro das ocorrências são importadas (contraídas em outro estado) e a quinta ainda está sob investigação quanto ao local em que foi contraída, segundo a Sesa.

Três dos infectados foram diagnosticados em Fortaleza, um em foi em Jaguaribe e o mais recente, em Sobral.

Até 21 de setembro deste ano, foram notificados 152 casos da doença no estado, dos quais 111 foram descartados e 36 estão em investigação.

O último caso autóctone de sarampo no Ceará foi diagnosticado em julho de 2015. Os sintomas da doença são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas. A enfermidade é considerada altamente contagiosa, podendo ser transmitida por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

A vacina tríplice viral está disponível em todos os postos de saúde do Ceará, segundo a Sesa, e é a principal maneira para evitar a o sarampo. No Brasil, 19 estados passam por surtos ativos de sarampo. Até agora, quatro mortes foram confirmadas no país, sendo três em São Paulo e uma em Pernambuco.

(G1 CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *