TRE-CE convoca eleições suplementares de Tianguá e Irauçuba

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou nessa terça-feira, 17, as Resoluções n.º 747/2019 e 745/2019, que estabelecem a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito dos municípios de Tianguá e Irauçuba para o dia 27 de outubro. Além disso, nos documentos são fixadas instruções para que o pleito ocorra.

Tianguá
No último dia 9 deste mês, a Corte anulou, por unanimidade, os diplomas do prefeito de Tianguá, José Jaydson Saraiva Aguiar, e de seu vice, Mardes Ramos de Oliveira. Na ocasião, foram rejeitados os embargos da defesa que tentaram anular o julgamento concluído no dia 20/08, que havia tornado ambos inelegíveis, bem como a nulidade dos votos e diplomas.

José Jaydson e Mardes Ramos haviam vencido as eleições suplementares do município que ocorreram em junho de 2018.

Um dia após o deferimento do registro de candidatura de Jaydson, em 22/05/18, o TRE-CE julgou Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que já tramitava na Corte, mantendo a pena de inelegibilidade por 8 anos ao candidato José Jaydson, por abuso de poder econômico/político, quando disputava as Eleições 2016 (não eleito).

Irauçuba
Em 22 de julho deste ano, o TRE decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito, Raimundo Nonato Sousa, e vice, José Pinto de Mesquita, do município, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2016.

(Repórter Ceará)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *