Pelo sétimo dia seguido, Ceará recebe chuvas em mais de 100 municípios

O Ceará recebeu pelo sétimo dia seguido chuvas em mais de 100 municípios. No intervalo entre as 7h desta quarta (19) e as 7h desta quinta-feira (20), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 122 municípios. Os dados vão ser atualizados durante o dia.

Os maiores acumulados foram registrados nas regiões Sertão Central e Inhamuns; Ibiapaba; Maciço de Baturité e Litoral Norte. A maior chuva foi registrada na cidade de Novo Oriente, no Sertão Central e Inhamuns com 101 milímetros. Em seguida em Ipu (98 milímetros), Choró (81 milímetros), Moraújo (81 milímetros) e Canindé (77 milímetros).

De acordo com a Funceme, o Ceará segue com previsão de predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (21), pelo menos.

Segundo o órgão, a proximidade da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema indutor de precipitações do Estado neste período do ano, favorece a formação de áreas de instabilidade e, consequentemente, cenário favorável. A presença de um Cavado de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o sul do Nordeste, também está colaborando para chuvas sobre o território cearense.

Previsão para os próximos dias
-Quinta-feira (20):
Céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões.

-Sexta-feira (21):
Céu nublado em todas as regiões com chuva no centro-sul. Nas demais regiões, eventos de chuva.

-Sábado (22):
Nebulosidade variável com chuvas isoladas em todas as regiões.

Situação dos açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,47% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 4,72% do volume máximo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *