sexta-feira, 13 de março de 2020

Chuva de 220 milímetros é a maior do ano no Ceará

O município de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, registrou nesta sexta-feira (13) a maior chuva de 2020 do estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade contabilizou 220 milímetros entre as 7h desta quinta-feira (12) e 7h de hoje. Até então, a maior precipitação do Ceará havia caído sobre o município de Granja, em 5 de março, quando foram registrados 180 mm.

No histórico da cidade, a chuva do intervalo é a maior dos últimos 30 anos e está entre as 15 do Ceará com mais volume desde 2009. Por conta da precipitação, o município registrou teve estradas e ruas alagadas, erosão de córregos e deslizamentos de terra.

“O poder público já encaminhou maquinários para alguns locais. Há casas com risco de iminente de cair", avalia o coordenador municipal da Defesa Civil, Daniel Oliveira.

Na rua Melancia de Baixo, a via de acesso ficou intransitável. Segundo um dos moradores que tem residência próximo à praia, Edgar Júnior, o perigo de desabamento em alguns pontos é iminente. “De ontem para hoje, no centro no Pé da Serra de Barreiras, aconteceu isso [vídeo]”, comenta. “Teve outro deslizamento aqui perto de casa também”.

Chuva em 145 cidades
O Ceará registrou chuvas em mais de 145 cidades nas últimas 24 horas, segundo balanço parcial da Funceme. Os municípios com maiores volumes são Icapuí (220 mm), Beberibe (130.2 mm) e Aracati (104.6 mm), todas cidades do litoral leste do Ceará.

Além disso, a região do Cariri registrou bom volume pluviométrico, com destaque para as cidades de Abaiara (90 mm), Milagres (85 mm), Crato (80 mm) e Barbalha (78 mm).

A previsão da Funceme para o fim de semana é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.


(G1 CE)



0 comentários:

Postar um comentário