As macrorregiões do Ceará seguem com previsão de chuva nos próximos dias, porém, com uma tendência de redução, de modo geral, até o sábado (28). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), maior parte do estado deve apresentar condições para chuvas isoladas.

Nesta quinta (26), a área em que se encontra a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que segue mais distante da costa norte do Ceará, continua apresentando baixa atividade convectiva, que é a formação de nuvens mais favoráveis a chuvas. Porém, ainda persiste uma frente estacionária sobre o oceano Atlântico, na altura do estado da Bahia. Este sistema acaba colaborando para precipitações no território cearense, principalmente na porção sul.

Entre a tarde e a noite de hoje, são esperados registros, principalmente, no Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, chuvas isoladas. Para a sexta-feira (27), a Funceme indica a mesma tendência, principalmente na porção noroeste/oeste.

Por fim, no sábado (28), os modelos numéricos de previsão de tempo indicam uma redução das chuvas em todo o estado, quando a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba devem apresentar condições de precipitações isoladas e apenas possibilidade de chuva nas demais áreas, o que significa expectativa de registro em 5% a 20% dos territórios das macrorregiões.

Fortaleza e RMF
De modo geral, a previsão do tempo para RMF e Fortaleza é de poucos acumulados de chuva até sábado à princípio. Além disto, a região segue com os tendência de precipitações concentradas pela madrugada e manhã, com intensidade variando entre fraca a moderada.

Para hoje, devido a algumas áreas de instabilidades próximas da costa do Ceará, pode ter chuva isolada pela manhã, de forma passageira, e, pela tarde e noite, há possibilidade de chuva.

(Funceme)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *