Cearense de 102 anos tem ‘alta clínica’ de Covid-19 após 14 dias

O cearense Diolindo Ferreira Neto, de 102 anos, recebeu “alta clínica” nesta terça-feira (19), após contrair Covid-19 e ficar 14 dias em isolamento domiciliar e acompanhamento médico. Com tosse e febre, o idoso procurou a Unidade Mista Nossa Senhora Auxiliadora no Município de Carnaubal no dia 29 de abril. A confirmação para Covid-19 veio cinco dias depois, com monitoramento da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Diolindo pode ser o brasileiro mais velho a ter “alta clínica” de Covid-19. Em 14 de abril, o veterano da segunda guerra mundial Ermando Armelindo Piveta, de 99 anos, foi considerado o brasileiro mais idoso a ter alta clínica após contrair Covid-19.

O Ceará tem 1.856 mortes e 28.112 casos confirmados de Covid-19, conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Em Carnaubal, segundo dados mais recentes, 22 casos foram confirmados; 7 pacientes foram curados e 14 pessoas seguem em isolamento domiciliar.

Ao chegar à unidade de saúde da cidade, Diolindo foi notificado para Covid-19 e submetido ao teste para Covid-19. “No dia seguinte, dia 30 de abril, a coleta foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), para realização do exame específico para doença”, explica a Secretária de Saúde de Carnaubal, Ana Maíra Ximenes Oliveira.

‘Dias difíceis’
Para a neta de Diolindo, Kelvia Oliveira Melo, a recuperação do avô foi uma grande alegria aos familiares. O idoso nunca teve hábitos de fumar ou beber, nem apresentava doenças que pudessem acarretar em agravamento do quadro de saúde, como diabetes e hipertensão. “Graças a Deus a recuperação dele foi muito boa”, acrescenta.

“Ele ficou em isolamento domiciliar e hoje se encontra bem, graças a Deus. Foram dias muito difíceis para toda a família e atribuímos isso à boa saúde que ele tem”, afirma a neta.
Após o término do monitoramento realizado pela Estratégia de Saúde da Família, foram realizados novos exames laboratoriais e avaliação médica de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, confirmando a recuperação de Diolindo.

(G1 CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *