Chove no Sertão Central e Inhamuns na manhã desta terça-feira

A terça-feira, 19, começa com chuva no Ceará, principalmente na região do Sertão Central e Inhamuns. As chuvas de intensidade fraca a moderada também se aproximam do litoral cearense, conforme observado pela rede de radares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Esse cenário já havia sido apontado em previsão divulgada na última segunda-feira.

As condições do tempo atuais ocorrem pela presença de áreas de instabilidade na região Leste do Nordeste. Segundo a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor de chuvas no Estado, mantém-se afastada do Ceará.

Para o dia, a expectativa é de predomínio de nebulosidade variável em todo o período com possibilidade de chuva. Já na quarta-feira, há chances de chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

Acumulado de chuva
Choveu em pelo menos 22 cidades cearenses desde as 7 horas da segunda até o mesmo horário desta terça-feira. Nesse período, Quixeramobim teve o maior volume de precipitação, com 53 mm acumulados no posto Belém; seguido de Iguatu, que acumulou 38 mm no posto que leva o nome do município. As informações são do balanço parcial da Funceme, atualizado às 8 horas.

Dez maiores chuvas por posto
Quixeramobim (posto Belem): 53.0 mm
Iguatu (posto Iguatu): 38.0 mm
Iguatu (posto Baú): 30.0 mm
Catarina (posto Fechado): 27.0 mm
Acopiara (posto Caixa): 22.0 mm
Tauá (posto Vera Cruz): 18.4 mm
Orós (posto Guassussê): 17.0 mm
Umari (posto Umari): 16.4 mm
Lavras da Mangabeira (posto Mangabeira): 16.0 mm
Quixeramobim (posto Radar Quixeramobim): 16.0 mm

(O Povo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *