Bolsonaro chega ao Ceará para inaugurar trecho da transposição do Rio São Francisco

O presidente Jair Bolsonaro chegou na manhã desta sexta-feira (26) ao Ceará para participar de inauguração de trecho da transposição do Rio São Francisco. Bolsonaro saiu no início da manhã de Brasília e pousou no aeroporto de Juazeiro do Norte, interior cearense, pouco antes das 10h.
Após aterrissar em Juazeiro do Norte, a comitiva oficial se dirigiu ao município de Milagres, onde foi acionado o sistema de liberação do fluxo das águas. Em seguida, o presidente Bolsonaro seguiu para Penaforte, onde a obra foi inaugurada por volta de 11h.

O governador do Ceará, Camilo Santana, não participará do evento. Em post nas redes sociais, ele afirmou que só voltará ao local da transposição “após superarmos este grave momento de pandemia”.
A obra de transposição das águas do Rio São Francisco foi iniciada em 2007, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O trecho inaugurado nesta sexta-feira por Bolsonaro conduz as águas do Velho Chico ao Ceará, na barragem de Jati, região do Cariri.

Os investimentos na obra passam de R$ 10 bilhões. Inicialmente, a previsão era de que seriam necessários cinco anos para a construção de 477 quilômetros em obras, reunidas em dois grandes canais para abastecer açudes e rios que desaparecem nos períodos de seca no Ceará, em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Trecho integra reservatórios de CE e PE
O trecho finalizado faz a interligação entre os reservatórios Milagres, em Verdejante (PE), e Jati, na cidade homônima no Ceará. Ambas fazem parte do Eixo Norte do empreendimento. Para que as águas chegassem ao Ceará, foi necessária a finalização do processo de enchimento do reservatório Milagres.

A ideia do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) como forma de solucionar a escassez hídrica causada pela seca acompanha governos desde, pelo menos, o Segundo Império – ainda no século XIX.

(G1 CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *