Covid-19: Enquanto vírus avança em cidades no interior, Quixadá tem queda na taxa de novos casos pela 4º semana seguida

A partir desta segunda-feira (29) mais cinco cidades vão entrar em lockdown, ou seja, fechamento absoluto de toda a atividade econômica não essencial. Além de Sobral e Juazeiro, terão de cumprir isolamento rígido as cidades de Canindé, nos Sertões de Canindé; Iguatu, no Centro-Sul; Tianguá, na Região Norte e as vizinhas Crato, Barbalha e Brejo Santo. A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana no sábado (27).

Curiosamente, enquanto o vírus avança em cidades pólo do interior, obrigando a imposição destas medidas mais rígidas, Quixadá registra queda na taxa de novos casos de covid-19 pela quarta semana seguida.

São 24 semanas de 2020 em análise pelas autoridades de saúde. Os primeiros 2 casos confirmados aconteceram na 14º semana. Depois desta, todas as demais tiveram registros de casos novos. Como mostra o gráfico acima, eles passaram de 2 na 14º semana para 364 na 22º semana, o pico de ocorrências de novos casos. A partir deste ponto, os números começaram a cair e, hoje, o município está abaixo do patamar de infecções observado há mais de um mês. Vale ressaltar que Quixadá é o município com a mais ampla testagem da covid-19 em todo o Sertão Central.

O cenário mostra vitórias impressionantes na luta contra o novo coronavírus. Os dados podem indicar que o município já passou pelo seu pico de infecções e, durante ele, exibiu inegável capacidade de combate.

A título de comparação, em Canindé o sistema de acolhimento de pacientes colapsou duas vezes durante o pico de infecções, segundo informou a secretária de Saúde do município, Islayne Ramos. E a situação continua ruim, a ponto do governo decretar lockdown novamente. Já em Quixadá, mesmo durante as semanas mais complicadas, o município conseguiu acolher toda a demanda por internações de enfermaria e casos mais complexos, que exigiram uso de respiradores. No período, a prefeitura abriu 40 leitos de enfermaria, incluindo 20 em uma Unidade Covid especial.

Agora, o município estuda estabelecer novas medidas para controlar ainda mais a disseminação do vírus, de modo a conseguir maior abertura econômica mais rapidamente.

Em live transmitida neste domingo, o prefeito Ilário Marques e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, explicaram que, embora os números sejam positivos, percebe-se que Quixadá entrou num platô, ou seja, a queda observada nas últimas quatro semanas teve leve interrupção e se estabilizou. Isto mostra a necessidade da população continuar cooperando com as medidas de restrição estabelecidas pelas equipes de saúde.

(Diário de Quixadá)





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *