Pessoas recuperadas da Covid-19 podem participar de doação de plasma convalescente ao Hemoce

Recuperados da Covid-19 há mais de 30 dias podem doar plasma convalescente ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) desde a última quarta-feira (3). O componente sanguíneo terá coleta realizada na unidade da rede pública da Secretaria de Saúde e deve ser usado em terapia auxiliar desenvolvida pelo hemocentro para pacientes em estado grave com a doença causada pelo SARS-CoV-2.

Até o momento, doadores do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, que possuem histório de confirmação da doença, seja PCR, sorologia ou teste rápido, estão aptos a participar do projeto. De acordo com Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce, o plasma, quando nas condições adequadas, pode se configurar como mais um aliado na luta contra as infecções pelo vírus.

“Nós sabemos que a parte líquida do sangue, que é esse plasma, tem muitos anticorpos. Então, algumas pessoas que foram infectadas tem quantidades grandes deles e podem ajudar os pacientes que apresentam formas mais graves, por exemplo”, aponta. A especialista aponta que algumas amostras de sangue já estão em fase de análise. 

Além dos critérios, duas etapas foram estipuladas pelo Centro de Hematologia. Inicialmente, uma triagem clínica será feita no potencial doador, sendo possível a coleta de um amostra de sangue para testes e avaliação de anticorpos da Covid-19. Depois de uma média de dois dias, os candidatos retornam para consulta. Caso não esteja apto para doar o plasma, será convidado para doação de sangue convencional.

Agendamento on-line
Os interessados que se encaixam nas características propostas pelo hemocentro podem fazer agendamento online para a doação. Apenas unidades de Fortaleza participam até então. Segundas, quartas e sextas-feiras podem ser dias escolhidos para realização do processo.

Segundo o Hemoce, o agendamento evita qualquer tipo de aglomeração e também pode ser realizado por meio dos números (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp).

(Diário do Nordeste)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *