Temperatura cai em diversas cidades do Ceará, Tauá chega aos 19°C

A madrugada desta quarta-feira (17) registrou temperaturas amenas no Ceará. Em Barro, a região do Cariri, chegou a 16,1ºC, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste mês de junho, a tendência é de tempo frio no Estado.

Outros municípios também registraram temperaturas abaixo de 20º, como Tianguá, na macrorregião da Ibiapaba, que chegou aos 17,8°C, Barbalha, na região do Cariri, que alcançou 19,4ºC, e Tauá, no Sertão Central e Inhamuns, que apresentou 19,5°C.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a perda radiativa maior durante a noite e madrugada, devido à ausência de nebulosidade, faz baixar a temperatura mínima, que é registrada por volta das 6h da manhã, geralmente. “Entre outras palavras, o que se observa é que, quando você não tem um ‘tampão’ no fim do dia, todo o calor se dissipa e o tempo esfria-se com maior facilidade”, explica.

Em dias mais nublados também são esperadas temperaturas mais amenas. “Quando há maior nebulosidade no Ceará, as temperaturas máximas, que são registradas em torno das 14h, costumam ser ligeiramente mais baixas porque as nuvens reduzem a entrada de radiação solar e por consequência, a radiação de onda longa também sofre redução e a temperatura do ar fica relativamente mais baixa”, observa a meteorologista.

A variação diurna de temperatura é também fortemente influenciada pela cobertura de nuvens. “Assim, quanto maior for a nebulosidade, menor será a variação de temperatura ao longo do dia. Ou seja, temperaturas máximas e mínimas ficam mais próximas entre si”, complementa Sakamoto.

Dias mais frios
Os meses de junho e julho são mais “frios” climatologicamente. Neste período, o hemisfério sul passa a vivenciar o inverno, que, em 2020, inicia-se no dia 22 deste mês.

No caso do Ceará, que está localizado próximo à linha do Equador, há uma queda relativamente menor nas temperaturas neste período. Em Fortaleza, por exemplo, a temperatura máxima média durante os meses de verão é de cerca de 31°C. Em junho cai um pouco, 30°C . Em relação à temperatura mínima a variação é um pouco maior: 24,5°C em fevereiro e de 23,1°C em junho.

Neste mês de junho, segundo o Inmet, as temperaturas mínimas médias mais baixas se apresentam nos municípios de Guaramiranga (18,1ºC), na região do Maciço do Baturité, Campos Sales (18,6ºC), na região do Cariri, e Barbalha (20ºC), também no Sul do Estado.

Ventos fortes
A Marinha emitiu um alerta para aviso de vento forte com rajadas no litoral cearense a partir de 00h desta quarta-feira (17), válido até o meio dia da próxima sexta-feira (19).

A Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

(G1 CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *