Aulas presenciais em Sobral estão suspensas até janeiro de 2021

A Prefeitura de Sobral determinou a suspensão até o dia 18 de janeiro de 2021 das aulas presenciais em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada. De acordo com o Diário Oficial do dia 25 de outubro, as escolas no município continuarão a operar no modelo remoto até o próximo ano por conta do cenário epidemiológico causado pela pandemia do novo coronavírus.

O município, localizado a 231 km de Fortaleza, confirmou 12.563 casos da Covid-19 e 314 óbitos. São 641 casos em investigação, conforme a plataforma IntegraSUS, às 15h30.

Ceará registra 9,4 mil mortes pela Covid-19 e mais de 272 mil casos confirmados

O Diário oficial do Município aponta os casos de exceções, sendo permitida a atividade presencial, como as atividades extracurriculares, como aulas de idiomas, música e informática; aulas práticas e estágios do ensino superior para concludentes e não concludentes; testes de proficiência em línguas estrangeiras e exames de admissão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Sobral informou que está “elaborando novo calendário escolar, reestruturando a gestão escolar, que compreende aspectos pedagógicos e administrativos, e estudando alternativas para a regularização do fluxo escolar sem comprometer a aprendizagem e o andamento do ano letivo de 2021”.

A gestão também informou que já conta com um plano customizado para a retomada das atividades presenciais de educação, que prevê medidas para garantir o distanciamento social como a quantidade de alunos por metro quadrado, medidas de higiene pessoal (uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, uso de EPIs, etc) e sanitização de ambientes, ações de comunicação e monitoramento das condições de saúde da comunidade escolar.

Retorno presencial

Fortaleza e mais oito municípios da Região Metropolitana de Fortaleza – Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba- optaram por não retomar as atividades presenciais das unidades municipais neste ano.

O último decreto do governo do estado, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no domingo (25), autorizou o retorno das aulas presenciais do 3º ao 8º anos do Ensino Fundamental, com limitação de 35% da capacidade de alunos, na Região de Saúde de Fortaleza. Aulas de cursos preparatórios para o Ensino Médio também podem ser retomadas, e a capacidade de alunos da Educação Infantil foi ampliada para 75%.

O decreto determina que as escolas executem o protocolo setorial 18 do Plano de Retomada dos Serviços, que inclui a verificação de temperatura, uso de álcool em gel e distanciamento mínimo.

(G1 CE)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *