O WhatsApp liberou uma nova função que promete facilitar o gerenciamento do armazenamento da memória interna do celular. De acordo com o blog Techtudo, o recurso permite verificar arquivos compartilhados e excluir mídias desnecessárias para liberar espaço no smartphone.

O mecanismo já estava disponível para usuários da versão beta do aplicativo desde o final de setembro e, agora, chega à versão estável do aplicativo, de acordo com o blog. A ferramenta está sendo liberada para usuários do WhatsApp nas versões para Android e iPhone (iOS) e até o final desta semana estará disponível para todos.

A função reúne todo o conteúdo de fotos, vídeos, áudios e documentos compartilhados no mensageiro pelas configurações do aplicativo, facilitando que mídias desnecessárias sejam excluídas, liberando espaço no celular.

Veja o passo a passo para acessar o novo recurso:

1. Abra o WhatsApp

2. Toque sobre o menu simbolizado pelas reticências no canto superior direito do app.

3. Em seguida, vá até as configurações e toque sobre a opção “Armazenamento e uso de dados” e, em seguida, sobre “Gerenciar armazenamento”. Caso a opção não apareça para você, verifique se o seu aplicativo está atualizado.

4. Por lá, estará disponível uma barra colorida que traz informações sobre o espaço de armazenamento ocupado pelo WhatsApp e o quanto de memória livre está disponível no celular. Além disso, o recurso organiza as mídias compartilhadas em duas abas principais, que são as “Compartilhadas com frequência” e “Arquivos maiores que 5 MB”. Assim, é possível checar e excluir os arquivos mais pesados e se livrar do conteúdo de mensagens encaminhadas muitas vezes no WhatsApp.

A ferramenta permite verificar os conteúdos de mídia compartilhados em grupos e com contatos em chats individuais. Também é possível ordenar os arquivos dos mais recentes para os mais antigos e dos mais pesados para os mais leves, o que garante ainda mais praticidade na hora de selecionar os arquivos que deseja excluir. É possível ainda selecionar várias mídias de uma vez para deletá-las, o que oferece maior economia de tempo para o usuário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *