Confira quando e quais vacinas contra Covid-19 devem chegar ao Ceará

Após uma reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14) com prefeitos de várias cidades do país, gestores disseram que, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20) da semana que vem.

Pazuello recebeu mais de 130 prefeitos. A maioria participou virtualmente. O governo Federal deve aplicar a CoronaVac, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, e desenvolvida na China.

A vacina CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, segundo informou o Instituto Butantan em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12).

“Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial”, defendeu o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio.

Além da CoronaVac, a Fiocruz, que produz no Brasil a vacina desenvolvida no Reino Unido, solicitou nesta sexta a aplicação do imunizante.

Ainda não há uma data definida para o início da campanha de imunização, mas a previsão das autoridades é que as primeiras doses cheguem ao estado entre janeiro e março de 2021.

Confira abaixo a eficácia de cada vacina e como está o andamento da negociação para obtê-la.

CoronaVac (Instituto Butantan)

Eficácia: 78%, conforme as doses testadas no Brasil

Previsão de chegada ao Ceará: janeiro de 2021

Segurança: de acordo com o diretor do instituto, Dimas Covas, além de comprovar que a vacina contra Covid-19 é segura, o que já havia sido demonstrado nas fases anteriores, o estudo de fase 3 mostrou que a vacina é eficaz. A taxa de eficácia não foi anunciada mas, segundo o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, foi superior ao valor mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%.

O Governo do Estado do Ceará fechou acordo com o Butantan, em São Paulo, para adquirir dois milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida na China e produzida também no Brasil. O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (23) que a CoronaVac é eficaz, mas adiou, novamente, a divulgação dos resultados de eficácia da vacina.

AstraZeneca + Universidade de Oxford

Eficácia: 70% de eficácia, com uma variação de 62% a 90% de acordo com a dose aplicada.

Previsão de chegada ao Ceará: janeiro de 2021

Segurança: a farmacêutica apresentou um estudo da fase 2 no dia 19 de novembro na revista “The Lancet”, informando que a sua vacina se mostrou segura e consegue uma resposta dos anticorpos. Houve reações adversas leves – e menos frequentes em idosos que em outras faixas etárias.

Segundo Camilo Santana, a previsão é que a população cearense possa receber a vacina nos postos de saúde no mês de fevereiro, de acordo com os grupos prioritários.

“A previsão é que chegue 15 milhões de doses já no dia 15 de janeiro ao Brasil. E 30 dias depois já possa iniciar na ponta, lá no posto de saúde a vacinação da população. Então, a previsão é que no primeiro semestre o Ceará receba 1,7 milhão de doses dessa vacina, a AstraZenica”, disse Camilo entrevista ao jornal Bom Dia Ceará.

(G1 CE)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *